A única técnica da Arte
- Francisco Capelo
- Apr 3
- 2 min read

Os títulos de Phil Jackson:
. 6 campeonatos NBA pelos Chicago Bulls de Michael Jordan
. 5 campeonatos da NBA pelos Los Angeles Lakers de Kobe Bryant

A regra da triangulação do mítico treinador Phil Jackson, tem nas artes visuais clara aplicação: quando vos falo em diagonais, este esquema/ táctica de Phil exibe incríveis semelhanças. Ele gabava-se de ter conquistado 11 anéis de campeão da NBA apenas com uma táctica no ataque, que era sempre a mesma e continuava apesar de tudo - invencível !
Vejamos um pouco de História da Arte Moderna: Picasso e o seu cubismo usaram letras e palavras como símbolos misteriosos e a colocação de cores era austera - Juan Gris é o exemplo máximo. Já Wassily Kandinsky criou a arte abstracta ocidental colocando cores e traços ao seu jeito: um novo discurso artístico, bebendo na obra do seu amigo Franz Marc uma ligação entre forma e cor extremamente personalizada.
Cubismo e arte Abstracta tiveram o seu início entre 1910 e 1916
Mas este desligar entre traços/ formas e cores pode ser observada também n´"O Cristo amarelo" de Paul Gauguin e também em alguns expressionistas - como o caso de Ernst Ludwig Kirchner. E no fundo, a obra de Van Gogh também pressupõe que a emoção fale com toda a força - logo, a cor é usada directamente do tubo de tinta, e ele foi acusado ainda no seu tempo de vida de criar esculturas com o seu enorme empaste, não obras de um pintor "adulto".
E quando um pintor usa o amarelo para a tonalidade do corpo humano e por F. Marc azul em animais - a mensagem é clara e foi aplicada logo à arte abstracta e ao cubismo:
"Artistas, a partir de agora - Vale TUDO !!"
Algumas obras de arte que confirmam esta ampla Liberdade:




Como se pode verificar, estes artistas que estão na História da Arte usaram aquela que eu afirmo ser "a única técnica que vais precisar em Desenho/ Pintura" - ao modo da triangulação de Phil Jackson: a "Regra das Diagonais".
E isto é válido tanto para o contraste máximo - negro sobre branco; como para os contrastes máximos de tonalidades, que podemos ver na roda de cores.
Mais uma vez reafirmo: esta é a única técnica aplicável/ que abrange grande parte dos estilos de desenho e pintura, num mix entre Expressionismo, Surrealismo e Abstracção.
Não concordas comigo? Escreve então a tua opinião como um comentário a este post do Blog !

Comentários